2/23/2006

Lugar de repórter é na rua...

Na semana passada recebi uma espécie de cartãozinho me parabenizando pelo dia do repórter ( 16/02), e nele continha a frase: "Lugar de repórter é na rua".

A mensagem veio a calhar, porque ao mesmo tempo que ela prestava uma homenagem, era também um aviso, pois deveríamos tirar o bumbum(usei essa palavra, porque se eu colocar bunda corro o risco de ser chamado de "grosseirão") da cadeira e nos libertar dos copydesks, que funcionam como verdadeiros tumores nas redações.

Embora essa prática seja comum em quaisquer redações, não há nada mais prazeroso do que VIVER as notícias. De encontro a essa realidade, minha colega publicitária, Flor Miltersteiner, que vive um caso de amor com o Jornalismo(acredite, o caso de amor dela é em todos os sentidos), escreveu uma opinião no Portal3 justamente sobre isso.

Ela fala dos filmes Good Night, and Good Luck e Capote, que narram histórias de dois famosos jornalistas, Eduard Morrow e Truman Capote.

Aconselho a leitura à todos aqueles que por vezes insistem em se deixar levar pelo desânimo e a preguiça.

2/20/2006

Requião x Gazeta (Segundo Round)

Essa parece piada. Cerca de 100 militantes do partido de Roberto Requião (governador do Paraná), lavaram a calçada do Jornal Gazeta do Povo. O ato simbólico foi feito em forma de repúdio a uma matéria que o jornal publicou divulgando a precária situação de balneabilidade das praias paranaenses, além disso cerca de 30 outdorrs foram espalhados pela cidade, o texto dizia: " A Gazeta do Povo mente".

O problema vai ser se a moda pega, mas ao contrário. Não haverão jornalistas suficientes para lavar a podridão de um bocado de governo e órgãos públicos.

Mesmo assim se onda de lavagem pegar, acho que vou abrir uma fábrica de desinfetantes e sabão em pó.

2/16/2006

Ser Chique é ser "botocuda"...

Lendo um texto do Jabor, apenas confirmei o que eu já desconfiava, não levo o menor jeito pra ser chique, e também não faço a menor questão disso. Pouco me importo se as peruas exibem seus peitos falsos, bundas falsas, caras falsas, a única coisa que deveria ser preocupante são os sorrisos falsos, os amigos falsos, mas pra elas isso não importa, pois as pessoas funcionam como verdadeiros outdoors ambulantes.

Assim como Jabor, eu prefiro ir pro boteco do Zé da Ilha. Lá tem pagode, tem até crime, mas há uma educação pobre, uma delicadeza popular sincera que não é medida pelos quilos de jóias que se carrega no corpo.

Eu só lamento por Glória* que carrega em seus ombros o utópico desejo de educar a burguesia.

*Glória Kalil escreveu um livro sobre boas maneiras.

2/14/2006

Silvio Santos à moda Espanhola...

Depois de Ana Paula Padrão o novo "galáctico" do SBT é Carlos Nascimento. Adimiro a atitude do Nascimento, afinal, ir para uma emissora que não tem tradição jornalística é como dar um tiro no escuro.

Mas isso é pra quem pode né, quem tem um nome, e o nome da vez é: "Carlos Nascimento".

Só espero que o time de Silvio Santos seja mais eficiente que o Madrilenho.

2/13/2006

E essa do Maomé...

Bom pessoal, gostaria de salientar que sou completamente a favor da Liberade de Imprensa, mas acho que alguns aspectos têm de ser respeitados ou nem entrarem no mérito da questão.

Aquelas charges do Maomé. Essas são as típicas coisas que não precisavam ser feitas. Todo mundo sabe que as nações do Oriente Médio são movidas a fanatismo religioso, mesmo assim, nossos colegas do velho continente continuaram a mexer na caixa de abelhas.

Resultado: Chargistas sendo protegidos pela polícia e escondidos pelos porões da Dinamarca.

Lamento muito por isso, porque o ressentimento Islã parece que não é apenas religioso, mas também político, afinal, os países onde se registrou os maiores índices de violência, são os mais prejudicados pela política exterior da União Européia (Clique e veja opinião que saiu no Le Monde e no Clarín).

Ai meu Deus!!! até quando a política vai continuar se metendo em tudo? Será que nem o fanatismo religioso conseguirá escapar?

2/09/2006

"Direito de Resposta"

Acreditem! O facismo da ditadura por vezes insiste em pairar sobre nossas cabeças...

Não é que o governador do Paraná Roberto Requião (não vou citar partido para não receber comentários infames dizendo que sou dessa ou daquela sigla) resolveu atacar o jornal Gazeta do Povo, simplesmente porque a publicação divulgou o deprimente estado de poluição do litoral paranaense.

DETALHE: o parecer negativo quanto balneabilidade de algumas praias do Paraná é resultado de pesquisa da própria Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Outdoors acusando o jornal de mentiroso e cortes de verbas publicitárias foram as primeiras ações do Governo, como "direito de resposta".

Clique e leia a matéria na íntegra.

2/08/2006

Bem light, só pra começar...

Assunto polêmico não falta. Mas pra começar vamos ser bem lights....

Essa eu ouvi semana passada... e logo lembrei de política...

"Mais feio que rascunho de pedreiro." (anônimo)

pra ser mais feio que isso, só se forem os escândalos de Brasília.